EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Alunos de Nova Santa Rosa realizam soltura de 16 mil alevinos no Rio Guaçu

A Prefeitura de Nova Santa Rosa através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria de Educação e Cultura e as escolas municipais realizou nesta semana uma atividade de Educação Ambiental, com a soltura de alevinos em alusão ao Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.

Participaram da soltura, alunos dos 3ºs anos da rede municipal de ensino. Também, estiveram presentes o prefeito Norberto Pinz, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Wagner Netto.

A atividade foi realizada em parceria: Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Piscicultura Dal Bosco, Instituto Água e Terra (IAT), por meio do técnico e gestor de Educação Ambiental, Luiz Carlos Aparecido Vicentini e a empresa Zero Grau que disponibilizou o espaço para a palestra e soltura dos peixes no Rio Guaçu, que fica entre a divisa de Nova Santa Rosa e Quatro Pontes.

Foram soltos mais de 16 mil alevinos e juvenis, de variadas espécies de peixes nativos. A ação foi organizada pelos gestores municipais de Educação Ambiental: Kleber Adriano Ribeiro, Carolina Eggers Toebe e Nelci Schmidt, além dos funcionários envolvidos direta e indiretamente da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

AÇÃO DE REPOVOAMENTO DE ESPÉCIES DE PEIXES NATIVOS

A atividade denominada de “Ação Conjunta de Educação Ambiental e Repovoamento de Espécies de Peixes Nativos No Rio Guaçú e Jaguarundi no Município de Nova Santa Rosa” é um projeto do Departamento de Meio Ambiente e faz parte de programação de Educação Ambiental do Município.

O Departamento de Meio Ambiente informa que está à disposição para novas parcerias, com o objetivo de aumentar o número de peixes soltos a cada ano. De acordo com os gestores, a torcida é que outros municípios da bacia do Rio Guaçu também adotem atividades similares, com resultados surpreendentes na aceitação, descontração e aprendizado das crianças. Para tanto, se colocam à disposição para auxiliar no desenvolvimento e instalação, indicação de materiais e logística, atividade que pode ser melhorada/ampliada com as diferentes percepções e ideias de gestores de outros municípios.