Encerramento dos programas “A União Faz a Vida” dos distritos de Vila Cristal e Alto Santa Fé foram realizados nesta semana

149

ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA – DISTRITO DE VILA CRISTAL

Na terça-feira (14), ocorreu o encerramento do Projeto do Programa “A União Faz a Vida” na Escola Municipal Santa Terezinha. O projeto Tipos de Moradia, visou respeitar as diferenças existentes nos grupos de convívio. Conhecer etnias e culturas que caracterizam sua comunidade estabelecendo relações sociais mais amplas. Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias.

A expedição iniciou em sala de aula, quando houve explicação sobre os diferentes tipos de moradia, através de fotos e imagens de diferentes moradias. A partir daí, os alunos realizaram uma visita no entorno da escola para perceberem as moradias ali existentes, bem como os diferentes materiais utilizados nas construções (tijolo, madeira, etc), onde as crianças puderam perceber estas diferenças.

Em um segundo momento, houve o deslocamento para a zona urbana onde visitaram um prédio residencial com vários andares e inclusive um apartamento, onde uma moradora os recebeu, apresentando todos os espaços e explicando cada um dos cômodos. Como estavam no alto, puderam observar os diversos tipos de moradia da região, com destaques para áreas de impacto, onde de um lado haviam casas grandes, prédios, sobrados e outros. Ainda, puderam ver um bairro periférico, com uma diversidade de moradias.

Este projeto foi coordenado pela professora, Edinês dos Santos Souza Schneider, sendo desenvolvido com as turmas do 1º ao 3º ano. No encerramento cada aluno colaborou com a confecção de uma maquete da sua moradia para exposição.

ESCOLA MUNICIPAL ARNALDO BUSATO – DISTRITO DE ALTO SANTA FÉ

Na tarde de quarta-feira (15) a Escola Municipal Arnaldo Busato do distrito de Alto Santa Fé realizou o encerramento dos projetos inerentes ao programa “A União Faz a Vida”. Os projetos tiveram como objetivo geral despertar e promover com os alunos atitudes de cooperação e cidadania.

O desejo das professoras, Cleide I. D. Schweig, Micheli Danzer e Paula C. Capelette de transformar um local inóspito em uma horta para a comunidade escolar em um ambiente de aprendizagem levou a transformação do espaço, localizado na própria escola.

Os trabalhos desenvolvidos durante todo o processo contaram com a participação dos pais, direção, professores, funcionários, alunos, assessora pedagógica vinculada ao programa e Prefeitura Municipal de Nova Santa Rosa. Também colaboraram no desenvolvimento dos projetos os proprietários das hortas hidropônica e orgânica localizadas no município de Maripá cedendo disponibilidade para uma visitação.

Neste ano foram desenvolvidos dois projetos. O primeiro envolvendo as turmas de 3º e 5º anos intitulado “Horta na Escola” que teve como objetivo observar a natureza, ambientes e qualidade de vida. E, o segundo contando com a participação das turmas do Infantil V e 4º ano com o título de “Amigos da Horta”, que objetivou conhecer os principais animais que vivem na horta sua importância e características gerais.

Os alunos, professores e funcionários participaram da construção, cuidado e manutenção da horta podendo ao fim desfrutar de seu trabalho levando para as suas casas as hortaliças produzidas.

Com informação,
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144