Escola Municipal Santa Terezinha comemora 60 anos

Na segunda-feira, dia 1° de agosto, a Escola Municipal Santa Terezinha do distrito de Vila Cristal comemorou 60 anos. Uma programação está sendo realizada para celebrar o aniversário da escola que conta atualmente com 46 alunos e 10 profissionais.

Hoje (3) pela manhã a escola recebeu a visita do prefeito, Norberto Pinz; vice-prefeito, Noedi Hardt; secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling e do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Wagner Netto.

Houve uma apresentação cultural, canto do hino de Nova Santa Rosa e também o plantio de uma árvore símbolo do Brasil – ipê amarelo. Nos próximos dias, próximo da árvore será colocada uma cápsula do tempo, com o registro dos alunos, que deve ser aberta daqui 20 anos.

A Escola Municipal Santa Terezinha é mantida pela Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Tem atualmente 10 profissionais: oito docentes, uma serviços gerais e uma secretária. Estão matriculados 46 alunos: 16 na educação infantil, sete no 1º ano, oito no 2º ano, três no 3º ano, quatro no 4º ano e oito no 5º ano.

Os alunos têm aulas com professores capacitados que participam regularmente de formações continuadas. As salas de aula são climatizadas, todas dispõe de quadro branco, mesas e cadeiras padrão FNDE. Acesso à internet a cabo e também wireless, e televisores. A escola participa de diversos projetos e programas sociais, agregados ao currículo escolar.

Os alunos têm se destacado na realização de projetos e concursos, sendo premiados constantemente, não somente em níveis municipais bem como regionais. Assim, levam o nome da escola de forma bastante positiva para os meios de comunicação. Ainda, em dezembro de 2019, foi dado início da construção da nova e tão sonhada quadra coberta, inaugurada em 2020.

HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA

Durante o mandato do prefeito, Willy Barth, de Toledo entrou a colonizadora Maripá, que loteou e dividiu a terra que mais tarde recebeu o nome de Vila Cristal, devido as águas cristalinas de seus rios. Esta colonizadora doou dois lotes e o material para a construção de uma escola com uma sala de aula a qual foi construída na Rua Sete de Setembro (onde atualmente é a praça), com o auxílio de alguns membros da comunidade.

Esta escola recebeu o nome Escola Vila Cristal Isolada, e as aulas foram iniciadas no dia 1º de agosto de 1962 com 18 alunos, dos quais 15 na 1ª série e três na 2ª série. Tendo como responsável a professora, Odila Zamignan. Dentre os fundadores, ficaram destacados os senhores, Bernardo Tietz primeiro presidente; Olívio Dieter secretário, Danilo Liesenfeld tesoureiro, Antônio Zamignan, Alfredo Stefan, Oto Dieter e outros.

No ano de 1964 o senhor, Bernardo Tietz entregou a presidência ao senhor, Lauro Munchen, que exerceu seu cargo durante oito anos, até 1972.

Em 1970, o nome da escola foi alterado, passou a se chamar Escola Santa Terezinha Isolada, foram matriculados 82 alunos, tendo a professora, Odila Zamignan como responsável.

O nome da escola mudou novamente em 1971, Escola Santa Terezinha de Vila Cristal, foram matriculados 158 alunos, e a professora Odila seguia responsável pelo andamento da escola. Nesse período foram encontradas muitas dificuldades pela ausência de recursos. Mas com a união da população e dos novos moradores que chegavam tudo foi superado.

A escola serviu como igreja, onde toda a comunidade realizava seus encontros religiosos e também todas comemorações sociais.

Vila Cristal foi crescendo e junto com ela a necessidade de construir uma nova escola, maior para atender seus 131 alunos. Onde a comunidade com o apoio da prefeitura de Toledo construiu uma escola com três salas de aula, que passou a ser chamada Escola Santa Terezinha. Receberam imensa colaboração do prefeito de Toledo, o senhor Avelino Campagnolo. Em 1973 foi criado o ginásio por extensão, ligado ao ginásio de Nova Santa Rosa.

O número de professores foi aumentando e com a necessidade, vieram alguns professores de Nova Santa Rosa. No ano de 1973, a comunidade resolveu construir no pátio na escola, com uma casa que serviria aos professores que precisassem fazer uso dela.

No mandato do prefeito, Egon Pudell de Toledo, foi vereador por Nova Santa Rosa o senhor, José Luiz Dosciatti, o qual lutou e conseguiu a construção de uma escola de alvenaria.

No dia 29 de abril de 1976 Nova Santa Rosa se emancipou e Vila Cristal passou a ser distrito da mesma. No dia 15 de fevereiro iniciaram as aulas no Grupo Escolar Santa Terezinha de Vila Cristal, foram matriculados 121 alunos, tendo como diretora, Mercedes de Oliveira. A escola só foi inaugurada oficialmente no dia 05 de agosto de 1978. A orientação dos trabalhos docentes estava sob responsabilidade do secretário de Educação, Cultura e Esporte, senhor Milano Scheidt e inspetora auxiliar de ensino, senhora Margarida Yasuko Higa.

O município de Nova Santa Rosa foi administrado pelo prefeito, senhor Armindo Fischer e vice-prefeito, senhor José Luiz Dosciatti e o representante de Vila Cristal vereador, Lauro Munchen.

No ano de 1982, o nome da escola mudou Escola Santa Terezinha Ensino de 1º grau. Foram matriculados 73 alunos, tendo como diretora, professora Maria Rosa Loureiro da Silveira.

Em 1983 a escola novamente teve seu nome alterado, Escola Rural Santa Terezinha, foram matriculados 65 alunos, o senhor Silvestre Vanderlinde assumiu a direção.

Em 1985, com novo nome a Escola Rural Municipal Santa Terezinha, Ensino Pré-Escolar e de 1º grau teve 64 alunos matriculados. Após sete anos em frente à direção da escola o senhor Silvestre Vanderlinde, foi substituído pela professora Maria Rosa Loureiro Silveira Oeschler.

No ano de 1998, tendo como prefeito, senhor Daniel Wutzke e secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, professor Hari Baumgardt, foram realizadas muitas reformas na Escola Municipal Santa Terezinha, dentre elas mudança no local da cozinha, e também, aquisição de diversos materiais para desenvolver o trabalho docente e motivação discente.

A professora, Maria Rosa Loureiro Silveira foi diretora da escola até o início do ano 2000, quando foi aposentada por anos de serviço prestados à educação. Ficando assim a professora, Mariza Martins de Jesus Jung responsável pela direção até o ano de 2003, quando assumiu concurso na cidade de Maripá.

A Escola passou então a ser dirigida pela professora, Cristiane Lurdes Fiedler que permaneceu exercendo a função na escola até julho de 2009. Muitas adequações foram realizadas ao longo dos anos, conforme necessidade. E no segundo semestre de 2009 ficou responsável a professora, Ana Carla Ruckhaber, e a partir de 2010 a secretária, Simone Patrícia Thiel, ficou responsável pela escola.

Com informação,
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – 220