A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura do município realizou no último domingo (22/12), o Espetáculo Musical Voa Voz, celebrando 20 anos de Teatro Municipal Gustavo Fischer (23.12.2004 a 23.12.2024), com a participação do Coro Jovem Masculino “Nós da Voz” e Coro Municipal Juvenil, sob regência e direção artística de Gerson Daniel Giese.
A abertura esteve a cargo do Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa, que juntamente com o Coro Jovem Masculino Nós da Voz, declamaram o histórico do Teatro Municipal Gustavo Fischer, durante o espetáculo, enaltecendo a importância deste belíssimo prédio cultural que completa 20 anos de muita história, arte e cultura, sendo um dos cartões postais do município.
O Espetáculo Voz Voz, idealizado pelo Coro Jovem Masculino Nós da Voz, foi realizado através da Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio do Departamento de Cultura, Correnteza Cultural, Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional. O programa “Correnteza Cultura” tem como objetivo levar mais arte e cultura aos municípios que contam com o apoio da Itaipu Binacional. A presente ação cultural é realizada por meio da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná.
SOBRE O TEATRO MUNICIPAL GUSTAVO FISCHER
Inaugurado em 23 de dezembro de 2004, com o nome de Centro Cultural Gustavo Fischer. Convênio entre município e MINC. Participação do Município de 75% e Participação do MINC 25%.
Quando iniciou o processo de criação do município, Gustavo Fischer, foi uma das lideranças que mais batalhou pela emancipação política de nosso município, tendo a escola de 2º grau instalada no então distrito de Nova Santa Rosa, papel fundamental e decisivo pela emancipação.
Em 2008, o Centro Cultural foi totalmente revitalizado e equipe com sonorização e iluminação, pela gestão administrativa de Norberto Pinz. O Decreto, nº 1.922/2004 de 10 de dezembro de 2004 denominando o “Centro Cultural Gustavo Fischer” foi substituído pela Lei N° 1.752/2015 que passa a denominar-se “Teatro Gustavo Fischer”.
Em 2017, o Departamento de Cultura, passa a localizar-se no 2º piso do Teatro Municipal, com todos os equipamentos necessários, garantindo assim pleno funcionamento, e uma facilidade no atendimento ao público e aos Projetos Culturais.
O espetáculo também contou com banda musical, coordenada por Matheus Egewarth e formada pelos próprios coralistas que fazem parte do Movimento Canta Oeste – MCO, coordenado e idealizado por Gerson Daniel Giese.
Ao final, o Coro Jovem Masculino Nós da Voz, presenteou a todos com lindas canções natalinas, interação com o público presente, desejando um Feliz e abençoado Natal.
HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS
Ao final do Espetáculo, o Prefeito do município, Norberto Pinz, e também o Diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro, foram homenageados e agraciados com uma lembrança pelo Coro Jovem Masculino Nós da Voz e também, pelo Movimento Canta Oeste – MCO, como forma de agradecimento pelos anos atuantes e dedicados a Cultura do município.
“Um momento muito emocionante e significativo. A Cultura de Nova Santa Rosa, hoje, é uma referência”, relata Fabiano, agradecendo todo o empenho, dedicação e atenção da gestão municipal, que não mediu esforços para que a Cultura do município, se fortalecesse cada vez mais, com autonomia e liberdade.
Alguns ex-alunos do Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa, que atualmente residem em Bauru-SP e Maringá-PR, também estiveram presentes e prestigiaram o Espetáculo Voa Voz.
Fotos: Ellis Lima
__________________
Com informação,
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.
Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144