Evento alusivo a Semana Farroupilha foi realizado em Nova Santa Rosa

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio do Departamento de Cultura, realizou o 4º Dança Tchê. O evento ocorreu na noite de sexta-feira (17) no C.T.G. Querência da Amizade. Na oportunidade os alunos do projeto cultural Invernada Artística Querência da Amizade se apresentaram e realizaram a estreia das saias que foram confeccionadas com recursos próprios do Departamento de Cultura.
Em comemoração ao Dia do Gaúcho e a Semana Farroupilha, também foi realizado o 1º Cuia Tchê, que teve como objetivo desafiar os alunos do projeto cultural a montar a cuia de chimarrão e filmar para avaliação da comissão técnica. Após avaliação e conversa entre a equipe foi decidido premiar todos os alunos pelo desempenho no desafio. Sendo assim, cada aluno recebeu uma cuia personalizada do município e certificado de participação.

PROJETO INVERNADA ARTÍSTICA
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de setembro de 1835, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se pilchando, as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Embora muitos gaúchos andem pilchados o ano inteiro.
Nova Santa Rosa é colonizada por imigrantes de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, atraídos pela propaganda de terras produtivas, muitos colonos deixaram suas cidades gaúchas e catarinenses em direção ao oeste do Paraná, em meados de 1953.
Contudo, a data de fundação da colonização do município é marcada pelo dia 19 de setembro de 1954. A maioria dos migrantes era de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, de origem germânica. Em homenagem às suas origens, os pioneiros batizaram as principais ruas de Nova Santa Rosa com os nomes dos distritos do município gaúcho de Santa Rosa.
Neste contexto, confirma-se que a cultura gaúcha está presente no cotidiano de Nova Santa Rosa-PR, e visando uma valorização e reconhecimento deste importante projeto cultural, iniciou-se em 19 de outubro de 2017 no C.T.G. Querência da Amizade em Nova Santa Rosa, a Invernada Artística Querência da Amizade.
O grupo é coordenador e coreografado pelo Professor Edson Voigt (Farol), que é uma referência no Paraná em Danças Gaúchas. As aulas são todas as quintas-feiras, às 18h30 no C.T.G. Querência da Amizade. Os interessados podem se matricular para participar do projeto no Departamento de Cultura, anexo ao Teatro Municipal Gustavo Fischer, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e as 13h30 às 17h.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Emanuela Schaedler Schnekemberg
Assessora de Comunicação – Portaria 345/2017