Hoje (15) é Dia do Consumo Consciente

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente, assim a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura com apoio da Itaipu Binacional por meio da técnica de apoio a gestão da Unidade de Valorização de Recicláveis, Carolina Eggers Toebe, confeccionou ecobags com tecido reutilizado visando divulgar e incentivar a participação de todos na adoção de medidas de consumo consciente para evitar o desperdício.

O que é o consumo consciente?

O consumo consciente, também chamado de consumo sustentável ou responsável é um movimento que objetiva transformar a forma de comprar e fazer uso de bens e serviços para que se tenha um menor efeito e impacto no meio ambiente, na sociedade e nas finanças. Ou seja, fazer escolhas considerando o efeito delas, na hora de comprar, usar ou descartar.

Como praticar o consumo consciente?

Ao planejar as compras: faça uma lista do que realmente é necessário, depois pesquise por opções, compare preços, qualidade, impacto ambiental;

Diferencie o desejo da necessidade: não compre por impulso, analise se realmente você necessita do item;

Reutilizando e reciclando: reutilizar o que você tem, destinar embalagens/ frascos entre outros itens para a reciclagem;

Descartar o lixo corretamente: fique atento as campanhas de recolha de eletroeletrônicos, as pilhas podem ser descartadas em coletores (temos um ponto no Banco Sicoob em nosso município);

O óleo de cozinha usado pode ser acondicionado em garrafa pet fechada e destinado juntamente com a coleta de materiais recicláveis pois a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Aproveitáveis de Nova Santa Rosa (Ascarosa) destina o material para a empresa especializada;

Comprar produtos duráveis e econômicos: lâmpadas econômicas vão fazer a sua conta de luz diminuir;

Melhorando hábitos ruins: avalie sua rotina e perceba se algo que você faz afeta o meio ambiente, a sociedade ou o seu bolso, e se é possível reverter isso, por exemplo evite tomar banhos demorados, desligue a luz ao sair, evite o desperdício de alimento, em trajetos curtos vá a pé ou de bicicleta.

Fortalecendo empresas locais: dê preferência ao comércio local porque fortalece a economia e simplifica o transporte dos produtos.

O consumo consciente se repassa pelo exemplo. Adote essas dicas na sua rotina e compartilhe com a família e amigos, eles podem se inspirar e aderir aos seus valores. Quanto mais pessoas, mais impactos positivos.