MOMENTO HISTÓRICO: Por meio de Assembleia Geral Cooperativa de Energias Renováveis e Saneamento Rural de Nova Santa Rosa é constituída

O dia 1° de fevereiro de 2022 ficará marcado na história de Nova Santa Rosa: nesta data no Teatro Municipal Gustavo Fischer, 106 munícipes assinaram a Ata da Assembleia Geral Ordinária de constituição da Cooperativa de Energias Renováveis e Saneamento Rural – COOPERSAN – de Nova Santa Rosa.

Este momento foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio do prefeito, Norberto Pinz e seu vice-prefeito, Noedi Hardt; e também da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura juntamente com a Secretaria de Administração e Planejamento em parceria com a empresa Me-Le Biogás Brasil que tem a sua frente, o diretor executivo, Neudi Mosconi; força dos agricultores e produtores do município em união com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acinsar).

Na assembleia também foi definido o Conselho de Administração, ficando como presidente, Noli Ernesto Schirmer e vice-presidente, Orlando Schulz Junior e demais componentes. O presidente, Noli, agradeceu a colaboração de todos e declarou constituída a COOPERSAN. A Cooperativa tem por objetivo social tratar os resíduos gerados na cadeia de produção agropecuária gerados pelos cooperados, transformando-os em produtos de energias renováveis a serem consumidos pelos seus cooperados ou comercializados.

Segundo o prefeito, Norberto, a constituição da cooperativa é estratégica do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, pois a energia que futuramente será gerada irá proporcionar economia e desenvolvimento aos munícipes e ao poder público. “Desde o primeiro momento que tivemos conhecimento desta tecnologia acreditamos nesse projeto. É algo que poderá revolucionar Nova Santa Rosa e região”, acredita Norberto.

Conforme o diretor executivo da Me-Le Biogás Brasil, Neudi Mosconi, a empresa se compromete em ser parceira de todas as iniciativas da COOPERSAN e auxiliar na intermediação de processos, projetos e recursos internacionais e nacionais que possam contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável de Nova Santa Rosa. “Que a iniciativa da comunidade nova-santa-rosense possa estimular outros municípios da microrregião”, enalteceu Mosconi.