Museu Municipal Dom Severino Kögl participa da 20ª Semana Nacional dos Museus e terá “Visita Mediada” entre os dias 17 a 19 de maio

O Museu Municipal Dom Severino Kögl de Nova Santa Rosa oferece entre os dias 17 a 19 de maio uma atividade de “Visita Mediada” aberta e gratuita para toda a população. A ação faz parte da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. A Semana é uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio.

Assim, todos os munícipes estão convidados para irem até o Museu entre os dias 17 a 19 de maio e aproveitem esse momento para resgatar a história que envolve Nova Santa Rosa. A atividade pode ser feita em família, com os filhos e amigos, ou de forma isolada. Todas as faixas etárias são bem-vindas.

A 20ª Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. O assunto é de grande importância para que seja reconhecido o Poder dos Museus. Isso ocorre, porque o Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Os objetivos da Semana de Museus é o de promover e divulgar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Normalmente como resultado acontece o fortalecimento da imagem do museu; aumento da visibilidade do museu; maior envolvimento do museu com a comunidade; aumento de público; incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano; motivação para propostas de novos projetos e atividades; reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais; integração com os demais museus do país e dinamização da economia local.

HISTÓRIA DO MUSEU MUNICIPAL DOM SEVERINO KÖGL

O Museu Municipal Dom Severino Kögl, localizado na Avenida Horizontina nº 1876, foi criado através da Lei municipal nº 164 em 21 de outubro de 1986 e implantado em uma edificação construída para esta finalidade em 1987. Tem como finalidade resgatar e preservar os usos e costumes dos primeiros moradores do município de Nova Santa Rosa.

Atualmente seu acervo é composto por aproximadamente 1.800 documentos históricos, dentre eles objetos utilizados por pioneiros, fotografias e audiovisuais que registram momentos importantes da nossa história.

A sede, além do museu, abriga também a Biblioteca Municipal. Portanto, as visitas ao museu são constantes, principalmente por aqueles que frequentam a biblioteca para pesquisas. O acervo é composto por objetos, fotos e documentos sobre os pioneiros e ainda peças que retratam aspectos naturais da região.

Em 2001 foi realizado um projeto para o lançamento de uma revista contando a história de Nova Santa Rosa. Entrevistas gravadas e filmadas foram feitas com os pioneiros da cidade. Na ocasião, diversas peças e fotos foram doadas ao museu por esses pioneiros. Anualmente, no dia 29 de abril, a instituição participa ativamente das comemorações de aniversário do município realizando exposições temporárias, entre outras atividades.

Desde 2017, o espaço físico do Museu Municipal tem recebido uma atenção especial, especialmente visando a revitalização e a modernização deste importante espaço público, seguindo praticas museológicas contemporâneas que possibilitam transformar o espaço do Museu. O objetivo é retomar sua função social, de estimular a compreensão dos sentidos e da harmonia do lugar, bem como proporcionar um espaço de estudos a partir do acervo existente, além de guardar, preservar e difundir o presente e o passado da história do Município permitindo a preservação do patrimônio local, material e imaterial.

Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura Municipal na aba Departamento de Cultura ou pelo telefone (45) 3253-1518.