
O Museu Municipal Dom Severino Kögl, em Nova Santa Rosa, sediou nesta semana a programação da 19ª Primavera dos Museus, iniciativa promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) por meio da plataforma Museus BR. Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, o evento contou com o apoio da Rede de Cultura do Oeste do Paraná, através do Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional, e foi organizado pelo Departamento de Cultura do município, sob coordenação da diretora de Cultura, Fernanda Baú.
Com o título “Trilhas da história: construções, memórias e mudanças climáticas”, a programação teve como objetivo provocar reflexões sobre os impactos da ação humana na paisagem, especialmente a partir dos processos de urbanização iniciados na década de 1950. Uma das principais atrações foi a exposição de fotografias comparativas de “antes” e “depois”, que ilustraram as transformações ambientais e urbanísticas ocorridas ao longo do tempo.
Além disso, o evento contou com visitas mediadas, contação da história “A Árvore Generosa”, reflexões sobre os impactos ambientais e atividades artísticas voltadas à preservação do meio ambiente. As ações foram direcionadas principalmente aos alunos da rede municipal e estadual de ensino, com o intuito de promover a conscientização sobre o uso dos recursos naturais, as mudanças climáticas e a importância da preservação ambiental.
Na quarta-feira, a programação teve a participação especial de Caroline Eggers, servidora da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura e gestora ambiental do convênio Linha Ecológica, que compartilhou importantes contribuições sobre os desafios ambientais locais.







