Polícia Militar repassa orientações de segurança aos diretores da Rede de Educação e Conselho Tutelar de Nova Santa Rosa

Nesta quarta-feira (12) foi realizada uma reunião de orientação com a presença do prefeito Norberto Pinz; vice-prefeito Noedi Hardt; secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling. Na ocasião, o Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Nova Santa Rosa, sargento Pruinelli repassou orientações para os diretores (as) e responsáveis pelas Escolas Estaduais e Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e também Conselho Tutelar do município.

ORIENTAÇÃOES PARA A COMUNIDADE E ÓRGÃO DE IMPRENSA:

• Não divulgar informações falsas ou duvidosas! Tudo o que constituir crime ou preparativo para o crime deve ser informado aos órgãos policiais.
  • Postagens com opiniões ou comentários que atentem contra a segurança social ou que incentivem comportamento criminoso devem ser informados aos órgãos policiais, citando a fonte.
  • Sempre que souber de atos criminosos ou preparativos, denuncie:
  • Canal de denúncia Ministério da Justiça: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura;
  • Telefone do Disque Denúncia do estado: 181 Telefone de emergência Polícia Militar 190, 3253-1140 ou 99947-8800;
  • Telefone de emergência Bombeiros: 193

ORIENTAÇÃO AOS PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

• Os pais são corresponsáveis pelos atos de seus filhos civil e criminalmente.
  • Fique atento ao comportamento de seus filhos. Ao detectar alterações, procure ajuda especializada, como psicólogo.
  • Saiba, controle e oriente o conteúdo que eles acessam na internet.
  • Verifique rotineiramente o que levam para a escola.
  • Participem CONSTRUTIVAMENTE da comunidade escolar, auxiliando a melhorar a segurança.

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS:

• Atente-se para mudanças de comportamento de colegas e informem seus pais e a direção da escola: depressão, isolamento, sinais de comportamento violento, sinais de uso de drogas.
  • Denunciar para a direção da escola qualquer aluno que seja visto com objetos ilícitos como armas e drogas.

ORIENTAÇÕES CONTRA AGRESSOR ATIVO – POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ:

CORRER DO AMBIENTE/FUGIR

• Tenha sempre um plano de fuga;
  • Busque a fuga rapidamente;
  • Não se preocupe com bens pessoais;
  • Não tente mover os feridos.

ESCONDER-SE

• Mantenha-se fora da visão do agressor;
  • Tranque as portas e/ou objetos;
  • Mantenha-se atento para mover-se ou fugir;
  • Mantenha o celular no silencioso;
  • Mantenha silêncio total.

LUTAR

• Lutar apenas se houver o contato iminente e como último recurso de sobrevivência;
  • Tenha atenção e atitude agressiva contra o agressor;
  • Busque qualquer objeto que possa incapacitá-lo;
  • Grite por socorro.

LIGAR 190!

• Quando estiver em um lugar seguro, ligue 190;
  • Com a chegada da Polícia, siga as orientações;
  • Se estiver de posse de algum objeto, solte ao chão;
  • Mantenha as mãos erguidas.

ATIRADOR ATIVO – VÍDEO DE ORIENTAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO

(45) 3253-1144 – 220