Prefeito Norberto Pinz e lideranças da COOPERSAN cumpriram agenda de negócios na Alemanha

A Prefeitura de Nova Santa Rosa e a COOPERSAN – Cooperativa de Energias Renováveis e Saneamento Rural de Nova Santa Rosa – passaram por um momento histórico. Entre os dias 4 a 9 de setembro o prefeito, Norberto Pinz e os representantes da cooperativa, agricultor, Joemir Oliveira e o proprietário da Aquagermany, Geraldo Zimmermann, estiveram na Alemanha para cumprir uma agenda de negócios.

Acompanharam os nova-santa-rosenses o diretor executivo da ME LE BIOGÁS no Brasil, Neudi Mosconi e também o representante da AMBICOOP, cooperativa de Toledo, Ilmo Werle Welter. A comitiva de representantes das suas cooperativas (AMBICOOP e COOPERSAN), foi recebida pela Chancelaria do Estado Mecklenburg na Alemanha e pela equipe da Secretaria da Agricultura do Estado Alemão.

Conforme tratativas, o Governo do Estado de Mecklenburg está disposto em desenvolver uma cooperação com o Governo do Paraná e cooperativas, a fim de auxiliar no apoio e desenvolvimento do programa de bioenergia e biocombustíveis.

Segundo o prefeito, Norberto Pinz, há muito trabalho pela frente. “São muitas etapas, mas com forças unidas, conseguiremos dar prosseguimento neste importante projeto. O objetivo é dar uma destinação aos dejetos dos suínos e com isso ainda produzir energia e riquezas”, explica o prefeito.

Os brasileiros que estiveram na Alemanha, ainda externaram gratidão ao secretário de Estado e presidente da INVEST Paraná, Eduardo Bekin; diretor de Mercado e Novos Negócios, Gustavo Emanuel Cejas; secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; pela confiança, colaboração e empenho no desenvolvimento deste importante projeto. A INVEST Paraná é um importante instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos, acompanhando todas as fases do projeto com serviços de classe mundial.

O diretor executivo da ME LE BIOGÁS, Neudi, explica que com esta viagem foi dada continuidade na construção de um extraordinário programa de bioenergia e biocombustíveis. “Serão anos de ritmo intenso, de muito trabalho e também da certeza de muitas vitórias”, comentou.

AGENDA CUMPRIDA

• Reunião com os diretores do grupo SUTCO Recycling Technik GMBH na cidade de Bergisch Gladbach, empresa com atuação forte no mercado mundial de indústrias de reciclagem e proprietária atual do sistema de compostagem Biodegma.
  • Reunião e visita na empresa Biodegma GMBH na cidade de Ludwigsburg.
  • Reunião na sede administrativa da empresa Alemã Me Le na cidade de Torgelow; a tarde visita nas plantas de biogás da Me Le em Torgelow, uma planta de 3,3 MW em operação e uma de 3 MW em construção.
  • Reunião com a Chancelaria Estadual do Governo de Mecklenburg-Vorpommern, na capital do Estado Alemão – cidade de Schwerin, com os Secretários de Estado: Patrick Dahlemann, Chefe da Chancelaria do Estado e Sra. Kati Fischer, Chefe de Relações Econômicas Exteriores.
  • Reunião com a GIZ e diretores da DEG – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa federal de utilidade pública, que apoia o Governo Federal da Alemanha em seus objetivos na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. E a DEG – Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH – A tarefa da DEG é financiar investimentos do setor privado em países em desenvolvimento e emergentes.
Prefeito Norberto Pinz