Prefeitura de Nova Santa Rosa divulga orientação sobre separação correta de materiais recicláveis

O município de Nova Santa Rosa, instituiu há alguns anos a coleta seletiva de material reciclável. Desde então, os munícipes são os maiores aliados na separação correta dos materiais, que são recolhidos pela prefeitura e encaminhados para a Ascarosa – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Aproveitáveis de Nova Santa Rosa.
A separação correta dos materiais é o primeiro passo para a destinação adequada do mesmo, que após separado, passa por uma disposição de gênero, sendo assim encaminhado para o tratamento adequado. Os coletores recolhem os materiais passiveis de reciclagem e os destinam diretamente para a UVR – Unidade de Valorização de Recicláveis, onde os catadores realizam a triagem separando os mesmos por gênero.
Além da rota de coleta seletiva que é feita porta a porta na sede do município, também existem os PEVs – Pontos de Entrega Voluntária, localizados nas escolas dos distritos de Alto Santa Fé, Planalto do Oeste e Vila Cristal.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Ao separar o material e participar da coleta seletiva o cidadão reduz o impacto ambiental de seus hábitos de consumo e ajuda na geração de renda às famílias de catadores. Um exemplo disso são os 28.058 quilos de materiais triados e comercializados somente no mês de março no município de Nova Santa Rosa.

CUIDADOS NA SEPARAÇÃO
A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, do secretário da pasta, Silmar José Benke (Max), junto com a Ascarosa, agradece o apoio e a participação da população no programa de coleta seletiva e pede atenção na separação dos materiais. Lembrando que materiais como madeira, papel higiênico, fraldas descartáveis, animais mortos, pilhas, lâmpadas, roupas e calçados, não são recicláveis e não devem ser colocados junto com os materiais para coleta.
É importante que a comunidade faça a separação correta e destine para a coleta seletiva, apenas os materiais que realmente poderão ser reciclados e reaproveitados, como por exemplo:
Papéis recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral, embalagens Tetra Pak. Como separá-los: Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa). As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.
Plásticos recicláveis: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, isopor. Como separá-los: potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento.
Metais recicláveis: latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. Como separá-los: devem estar limpos e sempre que possível reduzidos a um menor volume (amassados).
Vidros recicláveis: tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. Como separá-los: devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

imprensa@novasantarosa.pr.gov.br