A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, deu início ao projeto de reflorestamento com o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas.
O projeto do município é o de transformar parte da área da Pedreira Municipal em Parque Ecológico Municipal. Pela de parcerias com empresas, a prefeitura emite a “Anuência para plantio de 1500 Árvores em Área Reservada ao Reflorestamento em Lote Rural junto à Pedreira Municipal”, a empresa tem o compromisso de requerer as mudas junto ao IAT – Instituto Água e Terra; fornece ferramentas e mão-de-obra para o plantio e cumprir com o louvável Compromisso Ambiental. Tem execução prevista entre 13 de outubro e 15 de novembro de 2025. A ação é acompanhada pelo técnico em agropecuária e engenheiro agrônomo Kleber Adriano Ribeiro, responsável técnico pelo projeto no município e a equipe de vendas e demais funcionários da M.A máquinas.
O prefeito Lari Hitz e o vice-prefeito Roque Lorenzatto acompanharam na tarde de terça-feira o início do plantio, que representa mais um passo nas ações ambientais do município.
O projeto conta com o apoio da empresa M.A. Máquinas Agrícolas Ltda, de Palotina, parceira do programa “Juntos por um Brasil Mais Verde”, promovido pela John Deere, que tem como meta o plantio de 1 milhão de árvores até 2030. A M.A. Máquinas assumiu o compromisso de contribuir com 600 mil árvores neste período.
De acordo com o plano técnico, o município possui uma área total de 10,66 hectares, sendo cerca de 4 hectares destinados à extração de basalto e 6,66 hectares reservados à criação de uma área de preservação ambiental, que futuramente poderá ser transformada em Parque Municipal. Nessa área existem trechos de mata ciliar em recuperação, reserva legal e setores que exigem manejo e substituição de espécies exóticas, como leucena e eucalipto.
A iniciativa tem como objetivo geral promover a recuperação ambiental e o aumento da cobertura vegetal nativa, fortalecendo o compromisso de Nova Santa Rosa com a sustentabilidade e preservação do meio


