Professor de Nova Santa Rosa participa de capacitação pioneira em arbitragem de esportes adaptados

O professor de Educação Física, Éder Verner Pavão (Ceará), que atua no Departamento de Esportes da Prefeitura de Nova Santa Rosa, participou do primeiro curso de formação de árbitros para profissionais em esportes adaptados, realizado no fim de semana, sábado (23) e domingo (24), no Campus II da Unipar, em Toledo.

A capacitação reuniu ainda os professores Marcos Cesar Carvalho e Wellington Cássio Barbosa da Silveira, além do presidente da Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos, Luciano da Silva, e do vice-presidente, Gelson Luiz Mielke Lunkes.

Durante o curso, Éder conduziu a formação nas modalidades de tênis de mesa, peteca, dominó, dama e xadrez, tanto na parte teórica quanto prática. Já os professores Marcos e Wellington lideraram os trabalhos em modalidades como voleibol câmbio, voleibol no escuro, voleibol gigante, handebol por zona e basquete relógio.

Dentro do município, Éder destacou o avanço das modalidades adaptadas, lembrando que Nova Santa Rosa conquistou o 4º lugar geral nos Jogos da Integração do Idoso, em Toledo, no mês de julho.

A programação segue intensa no município, que nesta sexta-feira (29) será sede das disputas de peteca e basquete relógio, e, de forma inédita, também sediará a fase paranaense do voleibol adaptado, promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), no mês de setembro.

A etapa classificatória garantirá vaga para a Final Nacional em Sorriso/MT, marcada para o período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, consolidando Nova Santa Rosa no cenário do esporte adaptado no Brasil.