Coros do Departamento de Cultura realizam apresentação de encerramento de semestre

A noite de segunda-feira (17) foi especial para os moradores do distrito de Alto Santa Fé. Na ocasião, a comunidade recebeu a belíssima apresentação de encerramento de semestre do Coro Infantojuvenil de Alto Santa Fé e também do Coral Infantil Sementes do Amanhã. Ambos, mantidos pela Prefeitura de Nova Santa Rosa através da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Cultura. Também participaram da apresentação os pais de ambos os corais (sede e distrito), bem como a equipe administrativa do Departamento de Cultura.

Conforme o professor e regente dos dois Coros, Anderson Luiz Back, é importante proporcionar às crianças o contato com a música. “Isso desenvolve, não apenas, o lado artístico e musical, mas também contribui para o crescimento como ser humano”, enfatiza Anderson, afirmando que a cultura tem o poder transformador, capaz de influenciar positivamente a vida das pessoas, modificando-as de dentro para fora. “Ao oferecer às crianças a oportunidade de explorar a música, a cultura, o canto coral estamos abrindo portas para que elas descubram novos horizontes e se desenvolvam plenamente. Contribuindo para um mundo mais inclusivo, criativo e inspirador”, disse.

O Coro Infantojuvenil de Alto Santa Fé iniciou suas atividades em fevereiro de 2023, e nesta noite (17), realizou sua primeira apresentação aos pais que residem na comunidade. “É uma satisfação vermos tantas crianças na música. Uma noite muito especial e festiva para todos nós em termos mais um projeto cultural tão valioso e significativo no município”, destaca o diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro.

CORO INFANTOJUVENIL DE ALTO SANTA FÉ

O Coral Infantojuvenil de Alto Santa Fé, foi fundado em fevereiro de 2023, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura.

O Coro conta com aproximadamente 50 crianças e adolescentes matriculados, com idade entre 6 e 15 anos. É um projeto cultural aberto a todas as crianças e adolescentes do distrito de Alto Santa Fé, visando promover a arte do canto coral e proporcionar uma experiência enriquecedora de expressão musical.

Sob a regência de Anderson Luiz Back, o Coral Infantojuvenil de Alto Santa Fé realiza seus ensaios semanalmente, todas as segundas-feiras, no Centro Comunitário de Alto Santa Fé. Este espaço tem se tornado um local de encontro e aprendizado para as crianças, onde elas desenvolvem suas habilidades vocais e aperfeiçoam sua técnica coral.

O repertório do Coral de Alto Santa Fé é extremamente variado, abrangendo diversos estilos musicais, como música popular, folclórica e clássica. Essa diversidade permite que as crianças explorem diferentes gêneros musicais, ampliando seu conhecimento e apreciação pela música.

Além de proporcionar aulas de canto e ensaios regulares, o Coral Infantojuvenil de Alto Santa Fé também tem como objetivo, promover o crescimento pessoal e artístico das crianças. Através da prática coral, elas aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem habilidades de comunicação, aumentam sua autoconfiança e adquirem disciplina e comprometimento.

CORAL INFANTIL SEMENTES DO AMANHÃ

O Coral Municipal Infantil Sementes do Amanhã foi fundado em março de 2016, por meio da Secretaria de Assistência Social. A partir de 2023, o projeto é mantido por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura.

O grupo conta com 50 crianças e adolescentes matriculados, com idades entre 4 anos e 12 anos. O repertório é diversificado, contando com canções nacionais, folclóricas e tradicionais.

O principal objetivo do projeto é trazer a criança para o mundo da música através do canto coral, mostrando a ela a importância do trabalho em equipe, desenvolvendo a liderança, disciplina e tudo aquilo que de certa forma envolva a música. O projeto é aberto a todas as crianças do município e não tem custo algum de participação.