Nova Santa Rosa realiza Semana Farroupilha em homenagem a Tradição Gaúcha

A Prefeitura de Nova Santa Rosa em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Amizade informa que realiza em setembro a Semana Farroupilha em alusão a Tradição Gaúcha. Confira a programação:

01/09 A 23/09 CONCURSO 2° CUIA TCHÊ

Com a participação dos alunos do Projeto Invernada Artística Querência da Amizade, familiares, integrantes e patronagem do CTG, e comunidade em geral.

• Inscrições: 01 a 23/09;
  • Mostra dos vídeos;
  • Local: Centro de Eventos Joia do Oeste;
  • Resultado: Divulgação durante o Baile Cultural Gauchesco no dia 23/09.

*Download do Regulamento abaixo.

SÁBADO 09/09 – CTG QUERÊNCIA DA AMIZADE:

• 8h30 – Recepção dos Peões e Prendas;
  • 9h – Tradição Gaúcha com comidas, chimarrão, festivais de músicas e danças, trajes típicos e danças típicas;
  • 9h45 – Histórico do lenço gaúcho e diversos “tipos de nós”;
  • 10h – Preparo do chimarrão;
  • 12h – Almoço;
  • 14h – Apresentação da Prenda e seu cavalo;
  • 15h – Encerramento.

SÁBADO 23/09 – CENTRO DE EVENTOS JOIA DO OESTE:

• Baile Cultural 4° Dança Tchê com a banda Balanço Campeiro. Grande baile de encerramento das atividades alusivas ao mês da Semana Farroupilha com ENTRADA GRATUITA.

PROJETO INVERNADA ARTÍSTICA QUERÊNCIA DA AMIZADE

Iniciado em 19 de outubro de 2017 no CTG Querência da Amizade em Nova Santa Rosa, o Projeto Cultural Invernada Artística Querência da Amizade se tornou realidade. O município foi colonizado por imigrantes de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, atraídos pela propaganda de terras produtivas, muitos colonos deixaram suas cidades gaúchas e catarinenses em direção ao Oeste do Paraná, em meados de 1953.

O grupo de Invernada Artística é mantido pela Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Cultura. O objetivo valorizar a cultura gaúcha e resgatar os valores, por meio da música, dança e socialização de diferentes grupos sociais em torno de nossas tradições.

O grupo é coordenado e coreografado pelo professor, Edson Gilmar Voigt (Farol), que é uma referência no Paraná em danças gaúchas no Oeste do Paraná, com certificação pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG/PR.