Produtores rurais do Paraná devem atualizar rebanhos

Morretes - Criação de gado. Morretes, 17-01-20. Foto: Arnaldo Alves / AEN.

A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024 começou em 1º de maio e se estenderá até 30 de junho. Porém a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) recomenda que os produtores atualizem os rebanhos até o final do mês de maio, pois a partir de 1º de junho serão bloqueadas as emissões de GTAS para o produtor que ainda não comprovou. A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente na Prefeitura de Nova Santa Rosa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

imprensa@novasantarosa.pr.gov.br