Alunos de Nova Santa Rosa soltam alevinos em alusão ao Dia Mundial da Água

A Prefeitura Municipal de Nova Santa Rosa realizou na terça-feira (21) a soltura de alevinos com a participação de alunos dos 4° anos das escolas Municipais Getúlio Vargas e Arnaldo Busato em alusão ao Dia Mundial da Água. Estiveram envolvidos na ação as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura; Educação e Cultura e as escolas municipais.

A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Piscicultura Schneider, Piscicultura Dal Bosco e Associação da Linha XV de Dezembro.  A soltura dos alevinos aconteceu no Arroio Jaguarundi, na propriedade do senhor Valdi Hoffmann e família.

Durante a ação foram soltos mais de 9 mil alevinos, das espécies: pacu, lambari, piracanjuba, dourado, curimba, piau e jundiá. A ação foi organizada pelos gestores municipais de Educação Ambiental: Kleber Adriano Ribeiro, Carolina Eggers Toebe e Nelci Schmidt, com a colaboração do convidado Luiz Carlos Vicentini, popular Carlão do IAT, além de todos os servidores envolvidos direta e indiretamente da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Neste ano houve uma novidade: estiveram presentes e participaram da programação no período da tarde, alunos do Distrito de Novo Três Passos, município de Marechal Cândido Rondon, juntamente com servidores e a equipe de Gestores de Educação Ambiental daquele município: Fábio Regelmeier (representante do SAAE), Marcos Chaves, Sandra Adriana Pedron Wissmann e a Engenheira Ambiental Alessandra Algeri, o que enriquece e amplia a abrangência do projeto.

Agradecimentos ao senhor Valdi Hoffmann e sua família pela colaboração, e também ao servidor municipal, Thiago Reichert que auxiliou nas instalações para que a dinâmica pudesse ser feita. Também à SANEPAR que contribuiu com o fornecimento de água mineral e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo transporte dos estudantes.

AÇÃO DE REPOVOAMENTO DE ESPÉCIES DE PEIXES NATIVOS

A atividade denominada “Ação conjunta de educação ambiental e repovoamento de espécies de peixes nativos no Arroio Guaçú e Jaguarundi no município de Nova Santa Rosa” é um projeto do Departamento de Meio Ambiente e faz parte da programação de Educação Ambiental do município.

Na apresentação aos alunos, são reforçados os princípios de conservação do solo, importância da adequação de estradas, destinação correta de nossos resíduos, ações que visam basicamente, garantir a qualidade das águas no futuro. São citadas também as consequências, caso a sociedade não colabore ou deixe de promover constantemente este trabalho.

A ação envolve diretamente a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura e a Secretaria de Educação, além da parceria com a Itaipu Binacional. Tem em seu projeto de execução a participação dos 3° anos do Ensino Fundamental e foi inicialmente programado para a semana da data de 24 de novembro de cada ano (Dia do Rio) que foi transferido para este ano junto às comemorações do Dia Mundial Da Água, comemorado neste dia 22 de março.

Em novembro haverá programação normal para os 3° anos na semana comemorativa do Dia do Rio, em 24 de novembro. O Departamento de Meio Ambiente está disponível para novas parcerias, com o objetivo principal de aumentar o número de peixes soltos a cada ano.

Conforme o gestor Kleber, a expectativa é que outros municípios da bacia do Rio Guaçu também adotem atividades similares e que as pessoas que gostam de pescar pratiquem sempre que possível o “pesque-solte”, estimulando a consciência ambiental de forma a minimizar a pressão de captura sobre os peixes.