Representantes de Nova Santa Rosa participaram do Circula Minc Paraná em Foz do Iguaçu

Diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro e o Coordenador da Unidade de Controle Interno, Fabiano Schlickmann

Gestores culturais de todo o Estado participaram, nos dias 19 e 20 de junho, do evento Circula Minc Paraná, em Foz do Iguaçu. O diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro e o coordenador da Unidade de Controle Interno, Fabiano Schlickmann, participaram do evento representando o município.

No Circula Minc foram realizadas oficinas, plenárias, reuniões, debates e diálogos técnicos promovidos pelo Ministério da Cultura (MINC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG), que tem como proposta o incentivo e fomento da cultura. A Lei prevê o financiamento da União a Estados e Municípios, para fomento de projetos culturais, sendo que 2/3 dos recursos são destinados ao segmento do audiovisual.

Conforme informações do Departamento de Cultura, o município de Nova Santa Rosa receberá mais de R$ 90 mil para o fomento da cultura local por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG). O pagamento dos projetos aprovados será feito até o dia 31 de dezembro deste ano.

O objetivo do evento em Foz do Iguaçu foi capacitar gestores culturais e as equipes dos municípios para gerenciar, aderir e fornecer suporte especializado para solicitação dos recursos via plataforma TransfereGov.

O Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa já iniciou a fase de elaboração do Plano de Ação que será enviado para o Ministério da Cultura, para posterior aprovação e liberação dos recursos. Mesmo assim, sugestões podem ser enviadas para o e-mail: cultura@novasantarosa.pr.gov.br ou entregues no Departamento de Cultura, em anexo ao Teatro Municipal Gustavo Fischer.

“Nos próximos dias o Conselho Municipal de Política Cultural se reunirá para debater ações e ideias do Plano de Ação e fomentar editais”, explica o diretor de Cultura, Fabiano Cassimiro. Assim que o Minc aprovar o Plano de Ação, Nova Santa Rosa receberá o recurso, liberando assim a publicação de editais, para serem iniciadas as execuções dos projetos nas mais variadas áreas artísticas.